imagem do carregador
sábado, abril 20, 2024
InícioNoticiasSnapdragon 8 Gen 2 vai revolucionar as câmeras dos celulares de 2023

Snapdragon 8 Gen 2 vai revolucionar as câmeras dos celulares de 2023

Anúncios


Anúncios


Não faz nem uma semana que o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 foi apresentado e já é um dos chips mais promissores vistos nos últimos anos. Para começar, a GPU é 25% mais poderosa e a eficiência de energia do processador também melhorou em 25%. Também se falou que haveria melhorias substanciais na câmera, e é aqui que vamos parar.

Aliás, as melhorias da câmera vão ser de extrema importância na hora de definir os rumos que a indústria tomará no futuro próximo. Além do novo chip de processamento de imagem que impulsiona os recursos ópticos do novo SoC da Qualcomm, o novo processador também apresenta um link direto para o chip óptico AI .

A ideia é fazer do novo processador “o próximo lote de câmeras profissionais “, de acordo com um comunicado do vice-presidente de produtos da Qualcomm, Judd Heape.

Anúncios


É isso que chegará às câmeras com o novo Qualcomm SoC

Como dissemos acima, o novo Snapdragon vem com um link direto entre o ISP e o processador Hexagon do motor AI. O que esse link faz é que o processamento da imagem é feito com recursos de hardware , em vez de software, conforme relatado pelo Tom’s Guide .

Anúncios


Antes desse chip, os ISPs e os mecanismos de IA funcionavam de forma independente . Então o software foi o que os fez convergir. Os fabricantes continuarão a usar software de processamento de imagens para aprimorar imagens e vídeos, mas a maior parte do trabalho será feita por hardware.

No entanto, não é a única novidade no que diz respeito à câmera.

Anúncios


Melhor suporte para sensores de 200 MP

No passado, falamos sobre o MP 200 ser o futuro no que diz respeito aos sensores. De fato, alguns terminais como o Xiaomi 12T já o oferecem, mas o novo SoC da Qualcomm promete melhorar o suporte para sensores de 200 MP para reduzir ainda mais as diferenças com as câmeras profissionais. Por enquanto , a previsão da Sony parece estar se concretizando, talvez antes do esperado.

Anúncios


Com o suporte aprimorado para sensores de 200 MP, você poderá ampliar e capturar imagens de longe e ainda obter ótima qualidade de imagem (pelo menos de acordo com a Qualcomm). O novo ISP do Snapdragon 8 Gen 2 oferece suporte para suportar o zoom do sensor, o que permitirá que a resolução das imagens seja cortada de 200 MP para 12,5 ou 50 MP. Isso reduzirá o ruído eletrônico quando o zoom for muito longe, então haverá muito menos na imagem final.

segmentação semântica

No processamento de imagens, a segmentação semântica consiste em classificar cada pixel de uma imagem entre um conjunto de classes . Isso nos leva novamente ao link direto entre o ISP e o mecanismo AI, que permitirá que telefones com Snapdragon 8 Gen 2 sejam capazes de diferenciar entre objetos na foto e seus arredores .

Funciona assim: enquanto o ISP se concentra na imagem, o mecanismo de IA “diz” ao ISP o que é o quê . Por exemplo, se você tirar uma foto de uma pessoa com um guarda-chuva no meio da rua, o mecanismo de IA é capaz de enviar detalhes de tudo o que a pessoa na foto está carregando para o ISP, bem como o que está por perto. eles.

No resultado final isso se traduz em muito mais detalhes para cada objeto que compõe a imagem. O mecanismo de IA e o ISP trabalham juntos para garantir que esse seja o caso.

Melhorias no motor Bokeh

O motor Bokeh já foi introduzido com o Snapdragon 8 Gen 1, mas nesta nova geração você pode fazer alterações nos efeitos de fundo de suas fotos . Você pode alterar a profundidade do desfoque do fundo, bem como o formato das luzes que possam estar ali.

Nivelado horizontal

Esta nova função do Snapdragon 8 Gen 2 será útil tanto para tirar fotos quanto para gravar vídeos. Com o nivelamento horizontal, o novo processador quer garantir que os vídeos e imagens capturados sejam os mais retos e estáveis ​​possíveis .

Isso significa que, mesmo que suas mãos não segurem o telefone perfeitamente paralelo ao chão ao tirar uma foto, o nivelamento horizontal o corrigirá automaticamente para você .

Por todas estas razões parece que, pelo menos no papel, o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 vai trazer mudanças muito importantes para a fotografia móvel. Resta saber como o chip se comporta em uma situação real de uso, mas tudo o que sabemos até agora aumenta bastante as expectativas.

RELATED ARTICLES