imagem do carregador
sábado, abril 20, 2024
InícioCuriosidadesComo bloquear e desbloquear seu telefone Android com sua voz

Como bloquear e desbloquear seu telefone Android com sua voz

Anúncios


Anúncios


Os avanços na automação residencial nos permitem ver ações como acender as luzes ou baixar as persianas apenas usando a voz e sem que isso seja de um filme com conotações futuristas. No entanto, nativamente, parece não haver como bloquear e desbloquear o telefone com um comando de voz . Mas é apenas uma aparência.

Graças às rotinas do Google Assistant é possível criar comandos que nos permitem realizar esta ação. E não se preocupe se você nunca os usou ou não sabe como fazê-lo, pois explicaremos o processo passo a passo para que seu telefone obedeça quando você pedir para bloquear ou desbloquear.

Adeus biometria e código de segurança e olá Launcher

A primeira coisa a saber, e que não é pouca coisa, é que para executar as rotinas do Google necessárias para desbloquear o celular com voz, devemos aceitar uma perda significativa de segurança no terminal.

Anúncios


E é que devemos desativar os sistemas de desbloqueio , tanto os biométricos com o sensor de impressão digital e/ou reconhecimento facial, quanto o código de segurança do dispositivo ou o padrão. Portanto, recomendamos que você leve isso em consideração, pois não haverá como configurá-lo sem ignorar esse reconhecimento de segurança.

Anúncios


Outro aspecto importante a saber é que você deve ter um launcher instalado no seu celular . Você pode usar qualquer um dos muitos lançadores para Android que existem, sendo este o que será acessado por voz. Normalmente, não poderemos configurar rotinas que acessem o próprio launcher do sistema.

Primeiro, verifique se a escuta ativa está habilitada

O sistema de desbloqueio que vamos criar funciona da seguinte forma: você invoca o assistente usando “Ok Google” ou “Hey Google” e imediatamente diz a ele para bloquear ou desbloquear o terminal. Portanto, será necessário que o celular esteja atento à sua voz continuamente , o que é uma opção que você deve analisar seguindo estas etapas:

Anúncios


  1. Abra o aplicativo do Google.
  2. Toque na sua foto no canto superior direito e vá para Configurações .
  3. Agora clique em Voice e depois em Voice Match .
  4. Asegúrate de que Ok Google está activado.

Depois disso, você deve ativar a opção de conversa contínua , para a qual você deve continuar no aplicativo do Google e nas configurações, só que desta vez você deve ir para Google Assistant > Conversa contínua . Depois de encontrar essa última opção, você deve verificar se ela está ativa ou, na falta dela, ativá-la você mesmo.

Anúncios


Criando uma rotina de desbloqueio por voz

Tendo já ativado as opções anteriores, é hora de entrar na criação de uma rotina do Google Assistant que permite desbloquear por voz. Para fazer isso, você deve seguir estas etapas.

  • Novamente, abra o aplicativo do Google e vá para suas configurações.
  • Vá para o Google Assistente e depois para Rotinas .
  • Toque em Novo para criar uma rotina.
  • Em Escolher como esta rotina é acionada, clique em Adicionar primeiro item .
  • Agora toque em Quando eu disser ao Google Assistant .
  • Digite a frase com a qual deseja desbloquear o dispositivo . Pode ser “Desbloquear o celular”, simplesmente “Desbloquear” ou qualquer outra frase ou palavra que seja intuitiva para você.
  • Toque em Adicionar primeiro item .
  • Agora você precisa clicar em Adicionar ação .
  • Escolha a opção Tente adicionar seus próprios comandos .
  • Na caixa de texto, digite “Abrir” seguido do nome do aplicativo e toque em Concluído .
  • Por fim, clique em Salvar .

Feito isso, você pode ter o celular completamente bloqueado e dizer “Ok Google, desbloqueie o celular” (ou a frase que você configurou anteriormente) e ele será ativado sem que você precise tocá-lo.

E assim você pode bloqueá-lo apenas com sua voz

Nesse caso, deve-se dizer que você não precisa necessariamente desativar os sistemas de segurança , embora se você quiser que o anterior seja mantido sem ter que escrever códigos ou colocar a impressão digital, é conveniente.

Nesse caso, há a particularidade de que você deve ter um aplicativo que sirva para bloquear o telefone , pois será ele que ativará o assistente para executar a ação de bloquear o celular. Testamos com o aplicativo Screen Off and Lock e funciona perfeitamente, embora você possa usar qualquer outro que cumpra essa tarefa.

Mais tarde, será uma questão de criar outra rotina com a qual executar a ação que permite desbloquear o dispositivo, seguindo etapas praticamente rastreadas à anterior:

  • Mais uma vez, abra o aplicativo do Google e vá para suas configurações.
  • Vá para o Google Assistente e depois para Rotinas .
  • Toque em Novo para criar uma rotina.
  • Em Escolher como esta rotina é acionada, clique em Adicionar primeiro item .
  • Agora toque em Quando eu disser ao Google Assistant .
  • Digite a frase com a qual deseja bloquear o dispositivo (“Bloquear celular”, “Bloquear” ou o que quiser).
  • Toque em Adicionar primeiro item .
  • Agora você precisa clicar em Adicionar ação .
  • Escolha a opção Tente adicionar seus próprios comandos .
  • Na caixa de texto, digite “Abrir” seguido do nome do aplicativo , neste caso “Screen Off and Lock” e toque em Concluído .
  • Por fim, clique em Salvar .

Feito isso, você também terá a opção de bloquear o dispositivo ao dizer a frase que configurou. Como dissemos antes, é uma boa combinação com a anterior, embora se você quiser manter sua privacidade , o mais aconselhável seria não desativar os padrões de segurança e configurar apenas esta última rotina.

RELATED ARTICLES