imagem do carregador
domingo, abril 21, 2024
InícioBenefícioComo ter desconto na minha conta de luz? Confira aqui

Como ter desconto na minha conta de luz? Confira aqui

Anúncios


Anúncios


Os brasileiros têm direito a alguns benefícios do Governo Federal, porém, não conhecem as informações. Entre eles, é possível receber descontos na conta de luz e garantir uma tranquilidade melhor no pagamento das obrigações.

Para tanto, é necessário se adequar às regras dos programas federais e, assim, obter a vantagens que os benefícios podem gerar. Afinal, quem não quer economizar com as contas do mês?

Confira: qual o melhor aplicativo para ofertas, veja aqui

Anúncios


Por isso, preparamos este guia para você saber como se inscrever no programa de desconto na Tarifa de Luz. Veja, ainda, o que é necessário para participar das vantagens fornecidas pelo governo brasileiro. 

Anúncios


O que é o benefício da Tarifa Social?

Esse programa pode gerar até 65% de desconto na conta de luz. No entanto, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mais de 7 milhões de brasileiro não sabem que têm direito ao serviço. 

Como ter desconto na minha conta de luz? Confira aqui
Como ter desconto na minha conta de luz? Confira aqui / Créditos de imagem pixabay

Por outro lado, o desconhecimento é uma das causas que geram a falta de conhecimento no assunto. Além disso, muitos consumidores não apresentam os requisitos necessários para se cadastrarem.

Anúncios


Contudo, as comunidades indígenas e os quilombolas podem ter isenção total das cobranças, desde que estejam enquadrados nas normas do programa. Porém, também existe o problema da desinformação entre eles. 

Anúncios


Todavia, as famílias precisam estar inscritas no CadÚnico, porém, existem muitos cadastros que seguem desatualizados. Dessa forma, a falta de informações pode ser um empecilho para beneficiar os brasileiros. 

Quem pode ter os descontos na conta de luz?

Se você se interessou no assunto e quer participar do benefício, precisa atender às seguintes regras:

Leia também: como conseguir o Auxílio Creche? Veja como receber

  • estar inscrito no CadÚnico;
  • ter renda menor ou igual a meio salário mínimo;
  • ser maior de 65 anos;
  • participar do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • famílias com renda de até três salários mínimos, que morem com deficientes que usam aparelhos para tratamentos médicos.

Visto que, para receber os descontos na conta de luz, as famílias não podem gerar desperdícios de energia elétrica e devem manter o consumo conforme a determinação da ANEEL. 

Como fazer a inscrição para a Tarifa Social?

As famílias precisam se inscrever no CadÚnico e atenderem às normas previstas para o programa. Entretanto, desde 2021, o Ministério da Cidadania inclui automaticamente os inscritos no benefício. 

Com isso, os descontos são aplicados no mês seguinte à inscrição e, ainda, é possível negociar os débitos em aberto com a conta de luz. Porém, os dados cadastrais devem ser atualizados no serviço. 

Mas, se você se inscrever e não receber os descontos, é possível que alguma informação esteja incompleta no seu cadastro. Para tanto, se lembre que o pedido deve estar em nome do titular e não gere desperdício de energia. 

Como ter desconto na minha conta de luz? Confira aqui
Como ter desconto na minha conta de luz? Confira aqui / Créditos de imagem pixabay

Quais as vantagens do programa de descontos?

A inscrição para esse benefício pode gerar algumas vantagens como:

  • economia no consumo de energia elétrica;
  • redução de despesas no orçamento mensal;
  • equilíbrio nas contas públicas do governo;
  • melhor atendimento para as pessoas de baixa renda.

Quem recebe outros auxílios do governo pode participar?

As famílias que recebem mais de um benefício, como o Auxílio Brasil e o Vale-Gás, podem participar do programa de descontos na conta de luz. Para isso, basta atender aos requisitos para o programa e realizarem a inscrição. 

Porém, se a pessoa tiver alguma renda comprovada em serviços públicos ou se trabalha com carteira assinada, não poderá receber os benefícios. Salvo apenas para os dependentes de aparelhos elétricos para a saúde. 

Então, se você quer participar e atende às exigências para a Tarifa Social, faça a sua inscrição e garanta os descontos. Assim, a sua conta de luz ficará mais barata e vai gerar um equilíbrio melhor nas suas despesas.

Confira: esses benefícios podem estar disponíveis para você, confira esses auxílios

Esses benefícios podem estar disponíveis para você: confira esses auxílios
Esses benefícios podem estar disponíveis para você: confira esses auxílios / Créditos de imagem pixabay
RELATED ARTICLES