imagem do carregador
domingo, abril 14, 2024
InícioBenefícioComo conseguir o Auxílio Creche? Veja como receber

Como conseguir o Auxílio Creche? Veja como receber

Anúncios


Anúncios


Você já conhece o Auxílio Creche? Grande parte das pessoas nunca ouviram falar desse tio de auxílio. Além disso, aquelas que já conhecem, não sabem que tem direito a ele, o que pode ser o seu caso e o caso de muitas pessoas.

A creche é uma fase da vida de uma criança muito importante para o seu desenvolvimento. Lá, seu filho ou filha pode desenvolver habilidades sociais básicas, além de aprender a seguir regras e horários.

Confira: esses benefícios podem estar disponíveis para você, confira esses auxílios

Anúncios


Fora isso, a creche também acaba sendo muito importante para os pais que trabalham. Esses não têm tempo de ficar com seus filhos, o que acaba gerando muitas despesas com uma cuidadora ou para vizinhos e familiares.

Anúncios


Algumas pessoas têm direito a um valor para ajudar a pagar uma creche. Porém, a maioria não sabe disso! Sendo assim, no artigo de hoje você entenderá mais sobre esse assunto.

Como conseguir o Auxílio Creche? Veja como receber
Como conseguir o Auxílio Creche? Veja como receber / Créditos de imagem pixabay

O que é o Auxílio Creche?

O Auxílio Creche é um benefício que as mães têm para pode ajudar na criação de seus bebês. Ao todo são 12 parcelas mensais que devem cobrir totalmente ou parcialmente o valor de uma creche próxima ao trabalho dos pais.

Anúncios


Esse é um direito das mães de todo o Brasil, uma vez que está garantido pela Consolidação das Leis de Trabalho. Dessa forma, a empresa contratante deve pagar para a mãe essas parcelas sem descontar do salário da funcionária.

Anúncios


Ao mesmo tempo, caso a responsável por essa criança não receba o auxílio, ela pode recorrer à justiça que, por sua vez, deve cobrar o valor da empresa. No geral, esse é um benefício assim como o vale-transporte ou vale-alimentação, portanto, deve ser cumprido.

Como funciona o Auxílio Creche?

O Auxílio Creche funciona de uma forma bem simples. Como citamos a cima, ele é um benefício que é direito das mães de crianças de até 6 meses. Essas vão receber parcelas relativas por até 12 meses para ajudar com a mensalidade da creche.

Leia também: como conseguir um tratamento odontológico grátis? Clique e saiba mais

Portanto, para começar a receber o valor desse auxílio, a mãe deve apresentar os documentos como a certidão de nascimento para o prestador de serviço. Dessa forma, a empresa é obrigada a cobrir com os gastos da creche.

Em alguns casos, a própria empresa já possui creche própria ou parceira com uma da região. Nessas situações, a empresa não é obrigada a oferecer o valor do auxílio, mas precisa garantir que a criança fique lá por todo o período de trabalho do responsável.

De quanto é o valor do Auxílio?

Para calcular o valor é bem simples, em todo o território nacional, o auxílio deve corresponder a 25% do valor da mensalidade da creche. Porém, esse valor tem um teto de R$191,00.

Sendo assim, a creche pode ser uma da região do trabalho da mãe ou localização de preferência dela. Dessa forma, a funcionária não perde seu tempo de serviço, qualidade ou salário para cuidar do filho. Todos esses valores devem ser parcialmente cobertos pela empresa.

Como conseguir o Auxílio Creche? Veja como receber
Como conseguir o Auxílio Creche? Veja como receber / Créditos de imagem pixabay

Quem tem direito ao Auxílio Creche?

Apenas algumas pessoas têm direito a esse auxílio, os pré-requisitos são bem baixos, mas você precisa ficar atento para não ser pego de surpresa! Portanto, vejamos algumas coisas que precisam estar listadas.

A primeira delas é que a mulher precisa estar em um local de trabalho com pelo menos 30 funcionárias. Ao mesmo tempo, a trabalhadora deve ter mais de 16 anos e ter a Carteira de Trabalho assinada pela empresa.

Por último, vale lembrar que o benefício pode ser concebido aos homens responsáveis por essa criança. Entretanto, a decisão sobre dar ou não o auxílio fica para a empresa, pois não é obrigatório.

Confira: aplicativo para editar fotos, faça as melhores edições com esse app

Aplicativo para editar fotos: faça as melhores edições com esse app
Aplicativo para editar fotos: faça as melhores edições com esse app /
Créditos de imagem pixabay
RELATED ARTICLES